Telesina

  
Por favor observe, que Telesina é jogado com um deck de 32 cartas de Ás a Sete.
 
 
Cartas são distribuídas em sentido horário começando pelo primeiro jogador a esquerda do dealer.

Telesina é jogado com antes. Antes de as cartas serem distribuídas os antes devem ser pagos.

Cartas são distribuídas em sentido horário começando pelo primeiro jogador a esquerda do dealer. Cada jogador recebe duas cartas, uma fechada e uma aberta. A carta que você receberá primeiro será fechada e não poderá ser vista por outros jogadores. Após isso, 3 cartas serão distribuídas abertas para cada jogador.  Após a quinta carta ter sido distribuída para os jogadores e a rodada de apostas terminar, uma carta é colocada no centro da mesa. Esta carta é chamada carta comunitária e, ela e pode ser utilizada por todos jogadores e se inicia a última rodada de apostas.

Bring-In Cada jogador que tem a menor carta aberta após a primeira distribuição é forçado a apostar (bring-in) uma quantia de 2 x o ante ou fazer uma aposta maior que isso se aquele limite o permitir. Para propósitos de determinar o bring-in, empates em rank de cartas são quebrados pelos naipes, com a ordem sendo copas, ouros, paus ou espadas (em ordem descendente). Após o bring-in inicial ou aposta a ação continua em sentido horário até as apostas serem completadas para a rodada.

No Telesina existem cinco rodadas de apostas. A primeira acontece quando cada jogador recebe as duas primeiras cartas. Então a terceira, quarta, quinta são distribuídas e para cada uma rodada de apostas acontece. A última rodada acontece quando a carta Vela é revelada.

Se as apostas acabam, após todas as cartas terem sido dadas e a carta Vela for revelada, o showdown determinará o vencedor. As cinco melhores cartas vencem o pote. Se dois ou mais jogadores mostrarem a mesma mão, eles dividem aquela parte do pote. Se alguma ficha restar na divisão, ela vai para o jogador mais próximo do dealer.
Se houve apostas na última rodada, o jogador que fez a última aposta ou aumentou por último deve mostrar sua mão primeiro. Se não ocorreram apostas o jogador mostrando a maior mão aberta abre suas cartas primeiro.
 

Ranking de Mãos na Telesina

Straight Flush
Four of a Kind
Flush
Full House
Straight (Sequencia)
Three of a Kind (Trinca)
Two Pair (Dois Pares)
One Pair (Um Par)
High Card (Carta mais alta)

Straight Flush

Cinco cartas em sequencia do mesmo naipe.
Quando dois ou mais jogadores tiverem um Straight Flush o que tiver o final mais alto vence. Caso o empate persista, o naipe define o vencedor.
Existe uma regra especial: se existirem apenas dois jogadores no pote, o maior Straight Flush (A, K, Q, J, T de Copas) é batido pelo menor Straight Flush (T, 9, 8, 7, A de Espadas).

Four of a Kind

Quatro cartas do mesmo rank e uma de sobra.
Quando dois jogadores tiverem um four of a kind o de maior rank vence.

FlushCinco cartas do mesmo naipe.
Quando dois ou mais jogadores tiverem Flush, o naipe decide.

Full House

Três cartas do mesmo rank e duas cartas de outro rank, ou seja, uma trinca mais um par.
Quando dois ou mais jogadores tiverem um Full House, a maior trinca vence o pote.

Straight

Cinco cartas em sequencia, de qualquer naipe.
Ás pode ser utilizado no topo da sequencia (A, K, Q, J, T) ou na parte inferior de uma sequencia baixa (T, 9, 8, 7, A).
Quando dois ou mais jogadores tem uma sequencia, o de maior carta alta vence. Se o rank é o mesmo, o naipe da maior carta decide.

Three of a Kind (Trinca)
Três cartas do mesmo rank, e duas cartas não relacionas ao lado.
Quando dois ou mais jogadores tivererm uma trinca, a de maior rank vence a mão.

Two Pair (Dois Pares)

Duas cartas do mesmo rank, adicionada de duas cartas de outro rank e uma de sobra.
Quando dois ou mais jogadres tiverem dois pares, o que tiver o maior par vence. Se jogadores têm o mesmo par maior, o segundo par decide. Se ambos tiveres pares idênticos,  e a carta Vela for utilizada, o jogador com o maior naipe no maior par vence.

One Pair (Um Par)
Duas cartas do mesmo rank e três cartas de sobra.
Quando dois ou mais jogadores tiverem um par, o maior par vence. Caso jogadores tenham o mesmo par, a maior carta de sobra decide. Se ambos tiverem mãos idênticas, o naipe da maior carta de sobra determina o vencedor.

High Card (Carta mais alta)

O ranking das cartas vão de Ás a Sete e de acordo os naipes Copas, Ouros, Paus e Espadas. Por exemplo, um jogador com Ás de Copas e Dama da Paus bate um jogador que tem Ás de Ouros e Rei de Paus.
 

www.abcdopoker.com.br © 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode